sobre nós
Alma Gesto Oficina, nasceu com o propósito de exaltar a beleza dos objetos cotidianos, através de uma nova função de uso ou meramente estética, impulsionada por uma necessidade pessoal da sua curadora, de gerar alívio ao incômodo comando – sabe-se lá da onde vem – percebido ao se deparar com formas simples e elegantes, produzidas pelos descartes industriais, assim como por simples artesãos.
Alma Gesto ao extrapolar a funcionalidade de cada peça e eleva-las para serem apreciadas pelo conjunto da beleza das suas formas, cores e texturas, gera uma agradável surpresa a este novo olhar de espanto, frente ao nada óbvio!
-
A harmonia das formas dos objetos simples do cotidiano e da nossa exuberante natureza, estão sempre a espreita da criatividade, para traduzir em matéria, o impacto causado na alma, quando confrontamos com esta
bela realidade. -
A emoção comanda a seleção do garimpo. Nada há de racional e planejado! Nunca sei o que farei com a peça garimpada, mas o sentimento gerado neste primeiro encontro é a guia mestra, que me dá a certeza da escolha e aquisição.
Esta forma de curadoria pode ser linda e até romântica, mas com certeza gera enormes desafios, para depois dar conta de viabilizar o uso da peça escolhida que irá gerar um novo produto, a qual causará admiração e encantamento.
-
O Tempo na Alma Gesto, é um ingrediente palpável, tão real quanto suas sucatas, cabaças, balaios etc... O espaço de tempo, entre a curadoria das peças de trabalho, e a execução do mesmo, pode demorar meses, anos... Aí um belo dia, aquela peça é trazida a memória – sabe-se lá por quem – e o desafio é proposto através de uma ordem – sabe-se lá dada por quem – gerando um desassossego que não cessa enquanto a nova criação não é gerada e parida.
-
A Alma Gesto Oficina, tem em seu DNA o total comprometimento em não lidar com o óbvio!
Para alcançar este objetivo, a Transformação é marca do seu trabalho, exercida de forma livre e ordenada, que é sempre feita quando se detecta a necessidade e imposição da criação deuma nova peça.
Dulce Mello, curadora e criativa
Diante de cada cena ou objeto que a mim impacta emocionalmente, quase sempre vem a sugestão – sabe-se lá dada por quem - de modificar e transformar em algo que dê a oportunidade de proporcionar prazer ao admirar! Quase nunca, a beleza fica calma diante do meu “bater o olho”. Este incômodo gerado, sempre foi meu fiel companheiro, apesar de por inúmeras vezes querer fugir dele, para dar conta do desassossego que ele sempre me causava. Com a maturidade, reconheci a minha pequinês, diante desta grandiosidade humana, chamada instinto e resolvi me entregar INTEIRAMENTE! E cá estou eu, dando vazão a este meu antigo e bem conhecido companheiro: a necessidade de Transformar a beleza trivial das formas em mote de lindas peças utilitárias ou simplesmente em algo que servirá para a admiração da beleza não óbvia!